
KARATÊ
A origem do karatê se da a partir da disputa de posse da ilha de Okinawa. Esta ilha situada entre Japão e China era motivo de disputa entre os dois países. A ilha tinha forte influencia chinesa e por isso recebia de lá também influencia das lutas existentes na China. Porem Okinaua passa a pertencer ao Japão e o imperador japonês proíbe o uso de armas para que não haja conflitos. Os moradores receosos de assaltantes e outros que lhes poderiam fazer mal começam a aprender as novas técnicas de luta para se defenderem. Esse período de conflitos termina ao final do sec. XlX onde a proibição de armas é revista.
No inicio do sec. XX um mestre de karatê japonês é convidado, pelas autoridades, a fazer uma apresentação. Todos gostaram e a partir dai o karatê passou a ser disciplina incluída no curriculum escolar das escolas do Japão.
A difusão do karatê se deu rapidamente após o término da primeira guerra quando ocorreu a derrota do Japão. Seus imigrantes se espalharam pelo mundo ensinando o esporte. Soldados americanos entraram em contato com o karatê, gostaram e levaram para seu país. No Brasil o karatê não era bem visto porque diziam que era esporte violento. A primeira academia de karatê no Brasil só foi aberta em meados dos anos de 1950.
Hoje no Brasil são muitas academias com cerca de duzentos e cinquenta mil atletas filiados. A discriminação do século passado não existe mais e a tendência do esporte é crescer ainda mais. OSS
Material necessário: Kimono.
Para todos os gostos e todas idades a partir de 7 anos.


