O treinamento funcional nada mais é do que um método de treinamento que tem como objetivo principal melhorar a performance do indivíduo em uma atividade específica, seja em suas atividades diárias ou em algum esporte. Os exercícios de treinamento funcional não trabalham somente a musculatura, mas de acordo com a atividade para qual o indivíduo é treinado o treinamento pode incluir exercícios de propriocepção, equilíbrio, agilidade, coordenação, e qualquer outro tipo de habilidade que seja exigida pela atividade para qual o treinamento está focado. A possibilidade de combinar diferentes habilidades, como o treinamento de força com o de equilíbrio, por exemplo, cria uma infinidade de variações que podem ser aplicadas na rotina do indivíduo em treinamento. Esse tipo de treinamento tem sido a escolha da maioria dos atletas já que além do aumento da performance o treinamento funcional também ajuda na prevenção de lesões.
A principal característica desse tipo de treinamento são os exercícios focados na necessidade de quem pratica.
Ou seja, eles são elaborados para alcançar o resultado que o aluno precisa, seja fortalecimento ou queima de calorias. Assim, o indivíduo pratica diferentes sequências em cima de bases instáveis, como bolas, pranchas e bastões, e aciona os músculos e articulações de forma global, desenvolvendo coordenação motora, flexibilidade, agilidade, equilíbrio, força e aptidão cardiorrespiratória.
As atividades são mais dinâmicas e que proporcionam uma queima calórica intensa. "Os treinos são focados, raramente se repetem e por isso a queima calórica e fortalecimento da musculatura acabam acontecendo mais rápido.
Professores: Jack Medeiros e Mia Lopes - Professores de Educação Física